Início / Bahia / Ilhéus: CAUA celebra dia mundial do autismo com caminhada pelas ruas do Pontal

Ilhéus: CAUA celebra dia mundial do autismo com caminhada pelas ruas do Pontal


O CAUA – Centro de Apoio Universo do Aprender oferece atendimento a crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado, apoio às famílias e suporte pedagógico a instituições de ensino.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será comemorado no próximo dia 02 de abril. E, neste sábado (1º), o Centro de Apoio Universo do Aprender (CAUA) vai realizar uma caminhada em comemoração à data pelas ruas do Pontal, bairro da zona sul de Ilhéus. O tema escolhido para a iniciativa é: “Eu escolhi me importar. E você?”. O evento começa a partir das 14 horas, na Praça São João Batista, com mutirão da cidadania, aulas de zumba e de axé. A saída para a passeata está marcada para as 17 horas.

O objetivo da Primeira Caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo é mobilizar a sociedade ilheense para conhecer melhor o transtorno. As pessoas interessadas em participar da iniciativa podem adquirir a camiseta oficial ou irem vestidas de azul, cor que simboliza autismo, já que há maior incidência de casos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sexo masculino.

A caminhada organizada pelo CAUA conta com os apoios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Academia VIP, IBEC, Moura Modas e Adriano Pires de Mendonça. Quem desejar colaborar com a ação pode se dirigir à sede da entidade, localizada na Praça São João Batista, número 222, bairro Pontal, ou ligar para os telefones (73) 3231-2653/ 99100-2063/ 98871-6877.

Além da caminhada deste sábado, o CAUA vem realizando rodas de conversa gratuitas sobre autismo. “Nós só podemos combater o preconceito com informação. E, quanto mais engajados na causa, mais autistas e suas famílias poderão ter melhor qualidade de vida”, declarou a psicopedagoga Cláudia Patrícia. O último encontro, voltado para profissionais da educação, aconteceu no último dia 22, com a presença da doutora em Linguística, Ana Cristina Peixoto, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O que é o autismo – O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de síndromes que afeta, principalmente, as áreas de comunicação, socialização e comportamento. Um autista não é igual ao outro e há vários níveis dentro do espectro, variando de casos muito leves a severos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que há mais de 70 milhões de autistas no mundo. No Brasil, estudos apontam que existam mais de 2 milhões de pessoas dentro do espectro, sendo mais da metade ainda sem diagnóstico ou tratamento. A data comemorativa é celebrada desde 2008 com o intuito de desmistificar o transtorno, reforçar a importância do diagnóstico precoce e das terapias, além de divulgar os direitos que são garantidos por lei.

O CAUA – Inaugurado em dezembro de 2015, o Centro de Apoio Universo do Aprender oferece atendimento a crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado, apoio às famílias e suporte pedagógico a instituições de ensino. Com uma equipe multidisciplinar, o CAUA evita o abandono dos acompanhamentos pela dificuldade em passar por diferentes profissionais em locais variados. São disponibilizados serviços em psicopedagogia, psicologia, educação física, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e arteterapia.

Source: Ubaitaba.com

Sobre Leide Silva

Veja Também

Prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais passam a ter direito do 13º salário

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) normatizou o pagamento do 13° salário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *