Início / Bahia / Itacaré lança programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz

Itacaré lança programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou na tarde desta quinta-feira o programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Criança Feliz, de iniciativa do Governo Federal que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças.
O programa acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais e visitadoras orientado essas famílias de como o tratamento deve ser feito, como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.
Em Itacaré serão beneficiados nessa primeira etapa 150 famílias de gestantes e mães assistidas pelo Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com os coordenadores do projeto em Itacaré, o programa é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. “Isso é fundamental para garantir com que o país e o município, nesse caso específico de Itacaré, se desenvolvam com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, tem uma perspectiva de vida melhor”, complementaram.

O lançamento do programa aconteceu na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), contando com a participação do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais, coordenadores do programa na cidade, parceiros das iniciativas conjuntas com a Prefeitura, o vereador Hamilton Paixão, mães, crianças e gestantes que serão assistidas com o Criança Feliz. Além de todos esses benefícios, os coordenadores do programa destacaram ainda que os assistentes sociais e visitadores também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças. E caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.
O objetivo principal do programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. “Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de assistência social, de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente”, explicaram os orientadores. O programa Criança Feliz serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.
“Muitas vezes, com o pai e a mãe tendo que trabalhar fora, essas crianças ficam sem uma orientação adequada, assim, o programa surge para preencher esse vácuo, o qual, tem uma importância enorme no desenvolvimento dessas famílias”, disseram os orientadores. A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré é que em 2018 o programa seja ampliado, atendendo a um número ainda maior de famílias.

Fonte: Ubaitaba.com

Sobre Saul Lima

Veja Também

Ubatã: Homem vai a óbito após passar mal em motel

Um morador de Ipiaú veio a óbito, na noite deste domingo (11), após passar mal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *