Início / Bahia / Atleta de Taboquinhas, Evila Michele está na Bolívia representando a Bahia entre os 17 brasileiros

Atleta de Taboquinhas, Evila Michele está na Bolívia representando a Bahia entre os 17 brasileiros


Evila Michele, atleta de apenas 13 anos que é de Taboquinhas – distrito de Itacaré no sul da Bahia, é a única atleta da Bahia que faz parte da Delegação Brasileira que já está em Cochabamba, na Bolívia, para a disputa dos XXIII Jogos Sul-Americanos Escolares. A competição acontece a partir desta segunda-feira (04) e conta com mais de mil atletas de 11 países da América do Sul. Evila competirá nesta quarta-feira, dia 06, na prova de 800 metros rasos.

O evento de abertura foi realizado às 12h desta segunda-feira (horário de Brasília). O nadador Gustavo Francisco Saldo, do Paraná, foi quem levaráou a bandeira brasileira. Na sequência, aconteceram os primeiros jogos da competição. O Brasil estreou com o vôlei masculino e o handebol feminino. O vôlei jogou contra o Chile e o handebol disputa com a Bolívia. Às 18h, foi a vez do basquete masculino e feminino que jogaram contra o Paraguai e Peru, respectivamente. Ao todo, dez modalidades, entre individuais e coletivas, estarão na disputa dos primeiros lugares do pódio para o Brasil no evento.

A expectativa para a competição está alta para os atletas brasileiros. Muitos estão participando pela primeira vez de uma competição internacional. É o caso de Evila, de 13 anos, que faz aniversário no dia 07 (quinta) ainda na viagem, que é uma das promessas brasileiras no atletismo e que treina a pouco mais de um ano.

O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Francisco Braz, que acompanha os atletas na competição, destaca a expectativa para os resultados dos atletas brasileiros. “O Brasil tem a tradição de ganhar várias medalhas em todas as modalidades nos jogos sul-americanos. Nossa expectativa é de manter a tradição e ser campeão geral da edição 2017”, ressalta Braz. Os Jogos Sul-Americanos Escolares têm a CBDE como responsável pela delegação brasileira. A competição de alto rendimento envolve 11 países e mais de mil atletas entre 12 e 14 anos. As modalidades contempladas nos Jogos são: atletismo, atletismo PCD, natação, xadrez, tênis de mesa, handebol, voleibol, basquetebol e futebol.

Participação Brasileira

Na última vez em que esteve na competição, em 2015, o Brasil encerrou sua participação como campeão geral, saindo dos jogos como grande potência desportiva escolar. No ano seguinte, em 2016, o Brasil não participou do torneio, que foi realizado em Medelim, na Colômbia. Em 2017, o Brasil volta a participar da competição após o convênio assinado entre a CBDE e o Ministério do Esporte, que garantiu a participação dos atletas escolares na competição.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares

Realizado anualmente, os Jogos Sul-Americanos Escolares têm o Conselho Sul-Americano do Desporto Escolar (Consude) como realizador do evento. A competição é a maior em nível sul-americano e contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e o intercâmbio entre os países participantes.

Fonte: Site Itacaré Informa

Fonte: Ubaitaba.com

Sobre Saul Lima

Veja Também

Ubatã: Homem vai a óbito após passar mal em motel

Um morador de Ipiaú veio a óbito, na noite deste domingo (11), após passar mal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *