Início / Bahia / Itacaré realiza campanha Dezembro Vermelho em combate ao vírus da Aids

Itacaré realiza campanha Dezembro Vermelho em combate ao vírus da Aids


Levar para toda a comunidade as informações sobre os riscos, a prevenção e o tratamento da Aids. Esse foi o objetivo da campanha “Dezembro Vermelho”, promovida pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, em todas as unidades de saúde do município. A campanha foi realizada no período de 18 a 22 de dezembro e teve como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Durante uma semana foram realizadas palestras, distribuição de preservativo, realização de testes rápidos e promovidas orientações em todas as unidades de saúde de Itacaré, da sede e da zona rural. E o trabalho contou com a integração da equipe da Secretaria de Saúde e a presença efetiva da comunidade que atendeu ao convite e participou das ações, realizou os testes e esclareceu as dúvidas.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, destacou a importância de levar informações para a comunidade sobre como prevenir contra o HIV. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. É uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza.

O Dezembro Vermelho visa ampliar ações de conscientização e combate ao HIV no município de Itacaré. O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids em 1987, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, nesse dia, são realizadas ações em diversos países, durante o mês de dezembro, visando a conscientização da população.

Fonte: Ubaitaba.com

Sobre Saul Lima

Veja Também

Camamu: As matrículas das escolas municipais seguem até dia 02

Processo pode ser feito na escola mais próxima da sua residência. A Prefeitura de Camamu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *