Início / Camamu / CAMAMU: Tradição da Festa da Padroeira foi mantida em Barcelos do Sul

CAMAMU: Tradição da Festa da Padroeira foi mantida em Barcelos do Sul

No último final de semana, de 01 a 03, a comunidade de Barcelos do Sul, distrito de Camamu, comemorou mais uma vez a festa histórica de sua padroeira, a Nossa Senhora das Candeias e o co-padoreiro, São Benedito. O evento que se iniciou no dia 01 de fevereiro foi até o dia 03 no último sábado. A Prefeitura de Camamu organizou a festa.

 

Romaria

As comemorações tem início com uma linda  Romaria Marítima que percorre ilhas da Baía de Camamu e  vai buscar a santa numa localidade pré-estabelecida. A princípio a imagem santa é enviada para uma comunidade onde passa em média 02 semanas na localidade. Neste ano o local escolhido foi o povoado de Taipú de Dentro, na Península de Maraú. Diversos barcos saem em passeio no início da manhã e retornam pela tarde com a imagem de Nossa Senhora das Candeias que é trazida de volta para a igreja de mesmo nome na sede do distrito.

Fé e Tradição

A padroeira e romaria fazem parte da história da localidade. Nos conta o pescador Gilman Dócio que participa a muito tempo deste evento, e relata que antigamente ele já participava da romaria em canoas de madeira, pois era caro viajar em grandes embarcações. “Como a gente viajava de canoa movida a vela demorava até umas 04 horas de viagem ou mais, mas a gente não perdia uma”. Atualmente ele participa numa embarcação movida a motor, um pequeno barco,  chamado de catraia. A romaria evoluiu tanto e se tornou uma grande festa, onde inclusive existem barcos com festa ao vivo. São os blocos marítimos. Nesse ano, 03 blocos animaram os foliões: Cervejívoros, Meu e Seu e Camaleão.

Procissão

No dia 02 aconteceu a procissão pelas ruas da cidade em homenagem a santa. Já no dia 03, a procissão em homenageou o co-padroeiro de São Benedito que também é comemorado na mesma oportunidade. A prefeita Ioná Queiroz também participou da procissão.

Devoção

Vem gente de toda a região:

“Eu cheguei agora de Ubaitaba e não  perco uma festa da padroeira.  Meus pais sempre foram devotos de Maria das Candeias e deram meu nome em homenagem a ela, inclusive eu também me tornei admiradora  e me sinto muito acolhida neste distrito que faz tão bem essa festa em homenagem a sua padroeira” nos conta Dona Maria das Candeias, filha de nativos de Barcelos.

 

A prefeita Ioná e sua comitiva participaram das festividades. Foto: Giuliana Diniz

Shows na Praça

Foram 03 dias de shows na praça principal de Barcelos, e bandas como Binho Alves, Vitrine do Amor, Japa, Neto do Xamego, Turma da Katuaba e Mandraks. O evento foi realizado pela Prefeitura de Camamu nos dias 01 e 02, já no dia 03 aconteceu um bloco Barcelos Folia puxado pela banda Mandraks. (Ascom/Camamu)

Veja as fotos:

 

Sobre Aleilton Oliveira

Veja Também

CC9DB3F3-7FCA-4B7B-92D0-228D0B3490E9

Comunidade do Barroso e Santa Rita recebem nova caixa d’água

A localidade Quilombola do Barroso recebeu nesta terça-feira, 21, da Prefeitura de Camamu, uma nova …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *